Alvará judicial é uma medida cabível quando o interessado necessita de intervenção judicial para a prática de algum ato ou certificação de um direito, que pode ser para fins de levantamento de valores em contas bancárias, aplicações e pagamentos do INSS, PIS e resíduos de FGTS de falecidos, recebimento de verbas rescisórias de falecidos em favor dos interessados, levantamento da restituição de imposto de renda não recebido pelo falecido em vida (leis n. 6.858/80 e 7.713/88), dentre outros.
Inclusive, em alguns casos, haverá necessidade de Alvará Judicial para o recebimento do prêmio do seguro de vida para beneficiário menor de idade e dos valores depositados em previdência complementar, se o caso.
Se os sucessores desconhecerem se o falecido possuía ou não seguro de vida ou previdência privada, poderá requerer uma pesquisa diretamente à Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida (CNseg), com sede no Rio de Janeiro e solicitar a informação para o Departamento Jurídico deles.
Para o caso de negativa na obtenção desses levantamentos, você ingressar com ação judicial para obter o Alvará Judicial competente.
O escritório L.ZARAN Advogados é especializado em Direito de Família, Direito Civil, Direito Empresarial e Direito do Trabalho, cuja área abarca Alvará Judicial, Ação Trabalhista, Ação para Dissolução de Sociedade Empresarial, dentre outras ações e medidas, judiciais e extrajudiciais cabíveis. Entre em contato conosco e agende uma avaliação de sua situação jurídica!
Quando se trata de imóveis, estamos falando do bem de maior valor das pessoas e nesta condição a negociação, seja na venda ou na compra, merece uma atenção toda especial.
Começando pela situação do Vendedor, para dar segurança à negociação e não ter dor de cabeça no futuro, começamos com a verificação das certidões pessoais de âmbito Estadual e Federal, Órgãos de proteção ao Crédito, Junta Comercial, entre outros. A partir deste levantamento partimos para a análise dos documentos do imóvel, quando se apura se o imóvel está legalizado, livre e desembaraçado para a negociação. Com isso se verifica se o Vendedor é realmente o proprietário do bem e se o imóvel poderá ser negociado. Para o Comprador, também é feito o mesmo procedimento, e devidas cautelas.
É fundamental que a análise dessa toda essa documentação seja feita por um advogado experiente na área para dar segurança ao negócio.
